sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Meu filme Proinfo

Avaliação Final

Nome: Emanoela Ribeiro de Faria (Manô).

Orientadora: Rosemary Basso.

Curso Proinfo Integrado “Introdução à educação Digital” – SEED/MEC.

40h.

Avaliação Final

1)Quais foram as dificuldades e os pontos negativos?

R: Não tive muitas dificuldades, não considero novos desafios e novas descobertar como um "bicho de sete cabeças", quando se tem vontade de descobrir, aprender não se tem dificuldade no caminho. Pontos negativos foi a questão de acesso e horário...

2) Quais foram os pontos positivos?

R:Pontos positivos foi criar meu blog, relembrar o que eu já havia aprendido, mas esqueci por falta de hábito, a nossa orientadora Rose, pela sua paciência e experiência...

Obrigada,Ro!!

3) Tem sugestões para que em ações futuras possamos melhorar tanto em atuação, como em conteúdo?

R:Mudar o Horário, de preferência, de manhã.

Como utilizar a internet na educação?

Como utilizar a internet na educação?

 



 

    O texto de Moran apresenta relatos e experiências significativos sobre o avanço e a eficácia da tecnologia  no processo de ensino aprendizagem.

 A internet é uma das maiores fontes de pesquisa do mundo. Onde traz várias possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. onde as aulas presenciais podem mudar significamente com as redes eletrônicas.É como se não existisse mais paredes nas escolas e nas universidades para "Sair" com o objetivo de buscar e pesquisar.

     O artigo 80 da LDB/96 incentiva todas modalidades de ensino a distância. A utilização integrada pode ajudar as pessoas a criarem variadas modalidades de cursos para dar um pulo qualitativo na educação....

    Este artigo é um bom relato de experiência sobre tecnologias e educação. Realmente as tecnologias inovam na comunicação, educação e informação.

    Manô, de acordo com Moran, ensinar na e com a Internet atinge resultados significativos quando está integrada em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, a Internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino. A Internet não modifica, sozinha, o processo de ensinar e aprender, mas depende essa mudança da atitude básica pessoal diante da vida, do mundo, de si mesmo e do outro e das atitudes fundamentais das instituições escolares. (Rosemary)


 

 

 


 

Tabela

Nome do aluno

Matemática

Português

Educação Física

Faltas

Contr.

R$

01

Adriana Collor

         S

        PS

       PS

      3

50,00

02

Beatriz Lula

         S

       S

      S

      4

50,00

03

Daniel Mello

         PS

       PS

       PS

      0

50,00

04

Fernando Cardoso

        PS

        PS

       PS

      1

50,00

05

José Franco

          S 

         S

       S

      0

50,00

 


Programa Nacional de Informática na Educação Unidade 5

 

Programa Nacional de Informática na Educação.

 



 

 

 

 

 

 

 

O Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO foi instituído pela portaria Ministerial de número 522, de 09 de abril de 1997, com a finalidade de promover o uso pedagógico das tecnologias aplicadas à educação nas escolas públicas de ensino fundamental ou médio.

Em 2007, a Secretaria de Educação a Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE elaborou revisão do Programa postulando a integração e articulação de três componentes:

 

  • A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga);
  • A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola, etc.

 

Continuando sua missão o PROINFO em Março de 2008, iniciou uma das maiores capacitações no uso das TIC, o PROINFO Integrado.½

 

 

 

 


o computador modifica a aula...

2009/8/6 Rosemary <rosemaryba...@gmail.com>

> O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso,
> provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda?
> Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e
> alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso
> das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O
> que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o
> educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso
> dos recursos de comunicação e interação?
> "Vejo a Tecnologia como uma "Janela" que se abre a cada dia para novas
> descobertas. O que muda é a forma de buscas para pesquisas, aulas, projetos;
> resultando em um diferenciado trabalho. O papel do educador é se atualizar,
> para ser um diferencial de qualidade em seu trabalho..."

Manô


sites de endereço pedagógico

Não costumo comprar somente livros, procuro comprar também revistas dentro da área da educação e artes, onde posso ter informações, pesquisas, trabalhos diferenciados que me dê um respaldo maior dentro da sala de aula, como educadora.

http://revistaescola.abril.com.br/

http://www.papaiurso.com.br/

http://www.professorsassa.com.br/

 


Santos Dumont-Manô

Unidade 1

Manô

29/06/09

 

 

Diário de bordo

 

Do sonho aos ares- Santos Dumont

 

 

Bem, meu nome é Emanoela, tenho 28 anos, leciono a 5 anos, sou formada em Pedagogia e em Artes Cênicas. Aprendi muito, principalmente que em ambas é preciso ter e ampliar o contato com variados meios de comunicação: diversos gêneros literários para trabalhos e pesquisas (livros e Internet), expressão (lingüística, visual e corporal). E que nesses meios, podemos caminhar sim, por vários caminhos diferentes, podendo chegar na mesma finalidade: errando é que se aprende, quebrar tabus que encontramos na evolução da tecnologia, podendo adaptar e trazer para nossa “realidade e despertar a criatividade do ser humano”.

Tenho contato com a tecnologia e com computadores diariamente.Eu não sabia mecher, achava um “bicho de sete cabeças”, mas é “fuçando”, mexendo aqui e mexendo ali que a gente aprende.

No vídeo apresentado mostra simplesmente as muitas tentativas de santos Dumont, ele simplesmente acreditou em seus ideais, encontrou muitos obstáculos, mas não desistiu!!